Quem deseja realmente esquecer um grande amor? Se a pessoa partiu ou morreu a lembrança gostosa ficará para sempre. Não é necessário esquecer, o tempo amenizará o sofrimento. A lembrança de um grande amor jamais se apaga.
Nossa mente costuma reter mais facilmente os sofrimentos do que as alegrias partilhadas. Geralmente, lembramos mais das brigas do que dos momentos de romance e aconchego. Não precisa esquecer, mas dosar a lembrança. Fazer uma faxina mental jogando fora os sentimentos negativos.
O amor não correspondido vive do sofrimento, da esperança e da frustração. Você sofre, mas continuando alimentando esperanças vãs. Amar assim é perda de tempo, energia e saúde. Viver da imaginação. Viver no passado. Viver no futuro. O amor precisa ser partilhado para se manter vivo. O sofrimento e a frustração geram tristeza e isolamento. Não aceitação da realidade. Tentou conquistá-lo? Lutou com todas forças para que seu amor desse certo? Não deu. Encare a impossibilidade real de frente.
O amor não correspondido é alimento para seu coração. Como não é correspondido vive da fantasia. Fantasiar é bom, porque no mundo da imaginação tudo é perfeito. O amado é maravilhoso. Momentos de romance. Beijos sufocantes. Nas suas noites insones, você pensa no seu amor. No dia em que ele se declarar. Acha que é somente questão de tempo. A vida real já demonstrou que essa pessoa "não está mesmo na sua." Está namorando, casada ou enroscada em algum relacionamento. Talvez ela nem saiba que você exista. Ou então já lhe falou um não bem redondo. Mesmo com todo sofrimento, encarar um amor não correspondido gera prazer na dor. O prazer da dor do cotovelo. A dor do cotovelo o transporta para o mundo da imaginação. Nesse mundo construído por você convive feliz com a pessoa amada. Pensa: "Melhor pensar nela do que não ter ninguém para pensar." Ledo engano. Isso é fuga! Receio de encarar a própria solidão ou a realidade. Algumas pessoas atraem amores impossíveis, irreais por puro medo de encarar um relacionamento real.
Você poderá fazer um trabalho diário usando o princípio do Alcoólicos Anônimos, dos Neuróticos Anônimos ou das Mulheres que amam demais. Exercitando-se dessa maneira: "Só por hoje não pensarei no Fulano. Só por hoje!" Não fica mais fácil ? Mais suportável? Dia a dia terá que conviver com o vazio da sua imaginação. Sem CDs de dor de cotovelo. Sem choro. Depressão. Telefonemas para as amigas chorando seu amor impossível. Só por um dia, você vai tentar parar de pensar. Riscando o número do celular dele da agenda. Guardando as fotos dele ou mesmo queimando.
A imaginação precisa de ser alimentada para produzir fantasias. Em vez de imaginar, fantasiar, você vai começar a viver de verdade! Como? Prestando atenção nas pessoas simpáticas que estão à sua volta! Seu amor não correspondido fechou seu coração para outros amores. Está na hora de prestar mais atenção nas pessoas. Conversar. Ou simplesmente ouvir as pessoas. Aprenderá muitas lições.
Não fique em casa nos finais de semana. Procure a companhia dos amigos. Saia simplesmente para se distrair sem a pretensão de encontrar alguém em especial. Cuide de você mesmo. Agora, sua imaginação pode lhe ajudar. Imagine o quanto é bonito, simpático e sensual. Quanto mais pensar nisso, mais sentirá bem estar. Amor por você mesmo.
As recaídas vão acontecer, principalmente se você encontrar com a pessoa amada. Voltará o ímpeto de passar e-mails, telefonemas e torpedos. Pensará: "Vou passar só unzinho........um torpedinho só!" Está com vontade de se comunicar com ele? Por que não? Não se reprima! Logo após, sentirá um grande vazio, porque a pessoa amada estará em outra. A resposta poderá vir, mas não como você quer. Sentirá nessa pessoa especial educação, polidez, mas não amor. Quem está amando, procura , luta pelo amor.
Deu vontade de chorar? Chore à vontade, mas no dia seguinte comece tudo novamente: "Só por hoje não pensarei nesse amor do passado. Só por hoje!"
A imaginação tem que trabalhar a seu favor e não contra você. Quem sabe se vocês tivessem realmente se encontrado, tudo seria apenas uma fantasia. O coração ama, mas é a mente que consolida, resolve e põe em prática esse amor. Esse amor depende de duas pessoas para florescer. Você sabe que o tempo cura todas as feridas. Grandes amores de outrora no atual momento se transformaram apenas numa suave lembrança. Qual é o amor que resiste a falta de contatos, encontros, comunicação e convívio? Só os amores que vivem dentro da sua imaginação! Pense nisso! Sua capacidade de amar novamente estará sempre intacta na medida que você se amar e se respeitar. Estará pronto para um novo relacionamento quando aprender a conviver consigo mesmo e principalmente com sua imaginação. Dominando a mente e as emoções, os amores serão mais reais!
Dentro do seu coração carente a esperança pode até ficar um pouco, mas sem reforçar o sofrimento. Alguns amores são conquistados. O impossível torna-se real. Histórias verdadeiras de amores que tiveram final feliz existem! Guarde seu amor, amar não faz mal, sonhar não faz mal. Acabe de uma vez por todas com o sofrimento e baixe as expectativas vivendo um dia de cada vez. Não espere por esse amor, mas viva intensamente cada momento da sua vida! O que tiver que ser será!
Já tentou de tudo e, mesmo assim, não consegue viver sem pensar no Fulano ou na Fulana? Será que você deseja realmente partir para outra? É sua mente que decide! Viver é ser feliz!
Prepare-se para um novo amor!
Sandra Cecilia é formada em Psicologia Clinica